Ansiedade
A ansiedade nos impulsiona para a vida, mas precisamos tê-la sob controle. Em que situações ela faz isso. Ela nos impulsiona no enfrentamento de uma situação.
Como por exemplo:- Seu time do coração vai jogar a final do campeonato. E você fica ansioso em relação ao jogo, se seu time vai ganhar o jogo e tornar-se campeão. O resultado do jogo você ainda não tem. Mas decidi ir assistir o jogo no estádio de futebol. A ansiedade te ajudou a enfrentar a situação, encorajando-o a ir assistir o jogo ao vivo, independente do resultado.
Nós brasileiros, somos um povo ansioso por natureza, pois queremos resultados imediatos, tudo para ontem. E as coisas não acontecem para ontem, acontecem no seu tempo. Tudo tem um tempo de maturação. Aqui a ansiedade te acelera.
Com a ansiedade acelerada ela vai te causar alguns transtornos. Transtornos esses que podem te levar a , ficar mal humorado, irritado, angustiado, triste, aflito, com a incerteza dos fatos. E essas incertezas podem, te levar a desistir de muitos sonhos. Porque você não acredita que eles possam se tornar realidade. E essa descrença é gerada pela ansiedade generalizada.
Por exemplo:- A pessoa nunca viajou de avião. E aí ela planeja uma viagem. Mas na semana que antecede sua viagem, ela assiste na Tv que um avião caiu e matou todas as pessoas a bordo.
Aí ela começa associar a reportagem com a viagem dela, gerando uma ansiedade, que o seu avião também poderá cair. Aí surge o medo de morrer, o medo do avião cair, e com isso ela desiste de viajar.
Ela consegue generalizar um acontecimento como se todos os aviões fossem cair. E ela não somente acha, ela realmente sente, ela sofre com isso, sua aflição gera medos e ela passa a acreditar que isso é possível.
Outro exemplo:- Você está prestando vestibular, necessita passar para conseguir uma bolsa de estudos, se não, não conseguirá ir para a faculdade, pois a condição financeira de seus pais não absorve mais uma despesa mês a mês. Antes mesmo de conferir os resultados você sofre antecipadamente com a ansiedade, gerando em você um certo desconforto, muitas vezes perde até o apetite ou ao contrário te leva a compulsões alimentares pelo fato do medo de não conseguir.
Mas sí….o sí está sempre presente num quadro de ansiedade.. e sempre gerados por pensamentos negativos, de medo. Geralmente as pessoas muito ansiosas não permanecem com suas mente no aqui e agora, geralmente suas mentes estão preocupadas com algo que desejam tanto, mas estão com medo daquilo não acontecer, geralmente no prazo que elas determinam.
Pessoas ansiosas geralmente roem unhas, tem muita angustia, dor no peito, podem adquirir alguns tiques, como piscar os olhos sem parar, balançar as pernas, são inquietações geradas pela ansiedade. Que tal começar a prestar mais atenção e aprender a controlar esse desconforto, que nos deixam tristes, apreensivos, com baixa estima.
Aprender a administrar esses tipos de sentimentos é necessário para que se tenha saúde, calma, tranquilidade, serenidade e se tenha sabedoria e discernimento para resolver os problemas cotidianos. Ser humano sem problemas não existe. O que difere uma pessoa da outra é o equilíbrio e o controle que umas têm outras não.
Lembre-se, todas as emoções e sensações, somos nós que as criamos, o segredo é saber controla-las e não intensifica-las.