TRANSIÇÃO DA ADOLESCÊNCIA A FASE ADULTA
Nessa academia, teremos 4 modalidades:
- SMJ-I – 11 a 14 anos
- SMJ-II – 15 a 18 anos
- SMJ-III – 19 a 24 anos
- SMJ-IV – acima dos 25 anos
Tudo passa. Tudo muda. Mas a essência de si mesmo permanece.
Nessa academia, teremos 4 modalidades:
Nessa fase acontece a transição da infância à puberdade.
Nessa fase é percebido a dificuldade desse processo. Se sentem diferentes e incomodados com sua aparência física devido as mudanças de seu corpo, e enfrentam também o descontrole de suas emoções; ficam mais emotivos diante das situações que não conseguem lidar.
Nessa fase surgem muitos conflitos, muitos questionamentos sobre si mesmo e sobre a vida.
Muitos apresentam distúrbios emocionais com baixa estima e se sentem incapazazes diante do processo da vida.
Nessa fase acontece a transição da adolescência à fase adulta. Na maioria das vezes temos precebido a necessidade e a dificuldade desse processo humano. Aqui as carências, as inseguranças se fazem mais presentes pelo medo de não se senntirem prontos para enfrentarem os desafios no processo de cada fase na vida.
Nessa fase o processo de auto aceitação e auto valorização é muito importante para o desenvolvimento intelectual e emocional para que se tornem adultos seguros, determinados, com equilíbrio mental, emocional e espiritual.
Com a auto aceitação e a auto valorização suas capacidades psíquicas e intelectuais serão desenvolvidas, tendo como propósito ajudá-los em suas escolhas pessoais e profissionais na processo da vida.
Nessa fase a vida exige um caminho a ser escolhido e ser percorrido pelo individuo em transição nas escolhas profissionais, pessoais e intelectuais.
Nessa fase o processo de autoconhecimento e de valores são de suma importância para que a vida do indivíduo seja edificada e estruturada. Suas escolhas serão edificadas no processo da vida e as consequências indesejadas serão diminuídas.
Todo processo de edificação necessita ser desenvolvido dentro das habilidades e competências que cada um já tem. Mas que muitas vezes o indivíduo tem medo de decidir e fazer suas escolhas por não se sentir pronto para decidir sobre que caminho quer seguir de verdade. A indecisão e o medo de não se sentir apto, o domina.
Aqui nosso desafio é ajudar esses jovens a se autodescobrirem e validarem para si mesmos e suas famílias, que eles podem fazer suas escolhas. Ter um direcionamento para a vida a ser construída e edificada, é necessário respeitar o tempo, o desempenho, o esforço que cada um terá para a edificação de si mesmo, nesse momento de sua vida em construção.
Aqui nessa fase muitos jovens já fizeram suas escolhas, e muitos estão insatisfeitos pelo caminho que escolheram percorrer. Muitos desafios já foram superados e outros nem tanto.
Nessa fase a pessoa adulta já estabeleceu muitos processos de vida, e muitos encontram-se perdidos com as decepções e frustrações vividas até aqui.
Nosso papel nesse momento de suas vidas é ajuda-los a se autodescobrirem, mostrando que nem tudo está perdido. É possível construir um novo trajeto e caminharmos juntos, até que alcancem autossuficiência e consigam ver uma luz no final do túnel.
Que consigam fazer dessa luz um farol que os iluminará em todos os trajetos que se determinarem a fazer, com segurança e confiança. Tudo pode mudar numa fração de segundos, basta querer, agir e realizar que tudo é possível, e dar um passo nessa direção.
Estamos prontos para seguir com você, pegue em nossas mãos que juntos construiremos um novo trajeto de vida.
Sempre é hora de RECOMEÇAR e se você nos permitir, percorreremos o novo percurso com você.