Podemos interpretar psiquê como fenômenos que ocorrem em nossa mente. É através dos pensamentos, sentimentos e percepções que desenvolvemos nossa psique, pelas interpretações que fazemos de nós mesmos e do mundo que vivemos.
Segundo Jung nossa psique é composta de três níveis. O CONSCIENTE, O INCONSCIENTE PESSOAL E O INCONSCIENTE COLETIVO. É no nosso inconsciente que armazenamos nossas interpretações, percepções, experiencias e sentimentos sejam eles, agradáveis ou não.
Em nosso consciente podemos destacar os fenômenos de percepção interior e exterior, isto é, nossa identidade, nossa atenção, nosso raciocínio e nossas memórias. Nosso consciente mantém contato com os processos psíquicos internos e externos, através do meio social onde estamos inseridos.
A interação entre o consciente e o inconsciente desenvolve nossas percepções e nossa essência na medida que experienciamos a vida. Tudo está ligado ao desenvolvimento de nossa psique.
No inconsciente coletivo compartilhamos das percepções do conjunto de pensamentos e sentimentos das ações coletivas. O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado das experiências desenvolvidas no meio onde estamos inseridos, e na troca de experiências que cada um faz. As ações podem ser multiplicadas por vários indivíduos ao mesmo tempo.
Fazemos parte do todo, e o todo faz parte de nós. A psique é composta da mente, da alma, do que pensamos, do que sentimos e o que expressamos.